quinta-feira, 31 de maio de 2007

INCLUSÃO DIGITAL


O que eu posso fazer para participar da inclusão digital?

Partindo da realidade dos meus alunos, que não tem acesso ao mundo digital em suas casas, apenas recentemente na escola, subtendo que devo iniciar basicamente com visitas de reconhecimento e de contato com a máquina. Após algum tempo, ao perceber que o meu aluno já está habituado com o novo, posso pensar em atividades que se relacionem com conteúdo trabalhado em sala de aula, como por exemplo, digitar o texto produzido e fazer as correções ortográficas.
Gradativamente posso evoluir nos trabalhos, fazendo pesquisa na internet, sem deixar de mediar informação-conhecimento e aprendizagem, acompanhada de senso crítico.
Nesta prática, eu acredito que estarei dando início á inclusão digital, oportunizando ao meu aluno o contato com o mundo da informática.
Por outro lado, na escola em que os alunos têm acesso à informática há algum tempo, eu acredito já estar participando da inclusão digital. Através de um trabalho que realizo semestralmente no laboratório. Com a colaboração da monitora, disponibilizo ao aluno, uma pesquisa sobre assuntos diversos, que partem de sua própria escolha. Depois de concluída a busca apoiada por questionamentos, o aluno expõe para o grande grupo, e posteriormente produz um texto dissertativo, defendendo sua tese sobre o assunto que pesquisou.

Nenhum comentário: